segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Depressão de um servo de Deus


"Lancem sobre ele toda a vossa ansiedade porque ele tem cuidado de vocês". (I Pedro 5:7).
Boa tarde queridos! Estou muito feliz de Deus ter me dado à oportunidade de estar aqui nesse momento escrevendo para vocês, quero falar sobre a depressão de um servo de Deus, eu mesmo não sabia que um cristão poderia entrar em depressão, sempre acreditei que estaríamos protegidos desse tipo de doença por saber que se trata de uma doença da alma, que pode fazer uma pessoa se suicidar, mais como estamos aprendendo a todos os momentos eu aprendi na escolinha dominical sobre essa doença e quero compartilhar com vocês. Um servo pode entrar em depressão por diversos motivos, mais, acredito ser o maior causador dessa doença dentro das igrejas seja o sentimento de inferioridade que muitos cristão sentem dentro das congregações, quando se é novo convertido os irmãos que estão a mais tempo na igreja precisam ajudar eles a se fortalecerem e não ajudar a sair da igreja.
       Houve uma época em minha vida que eu tive sintomas de depressão eu chorava muito e ficava muito triste na igreja, não queria comer e para dormi tinha que tomar calmantes foi um período muito difícil na minha vida, cheguei a tentar me suicidar tomando vários remédios que me fizeram dormir dois dias inteiros e uma noite causando muita preocupação na minha família, fiquei muitos dias sem ir à igreja e mesmo assim ninguém foi me visitar o que me deixava mais triste ainda fingiam que eu não existia depois que voltei a frequentar a igreja, eu sei que não nada, mais naquela época eu precisava de alguém para me ajudar e se não fosse à misericórdia de Deus eu teria realmente me suicidado de tristeza.
Irmãos eu sempre vejo e creio que muitas pessoas também veem coisas erradas dentro das igrejas mais precisamos nos firmar mais em Deus a cada dia para que essas coisas não venham a tomar conta do nosso coração e do nosso ser a ponto de fazermos algo que não agradara a Deus ou nos fará perder a nossa salvação. Quando você perceber que está triste e com vontade de ficar sozinho, não quer mais ir à igreja, está se sentindo só nesse momento não deve fazer o que o tem vontade e sim fazer o contrario, ficar o mais perto possível de pessoas que irão te trazer mensagens boas da parte de Deus e orar para que Ele tenha misericórdia da sua alma, eu sei que passar por um momento desses é algo muito difícil e depois que se entra em depressão é muito difícil conseguir sair dela, por isso precisamos a cada dia mais estar firmes com Deus e perceber e cuidar dos nossos irmãos em Cristo porque muitas vezes eles estão morrendo do nosso lado e nos não fazemos não percebemos.
Devemos lançar em Deus todas as nossas tristezas e angustias, assim como Elias ou Jonas que também sofreram um período depressivo e Deus os fortaleceu. Jesus nos diz “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve ”(Mateus 11:28-30) então para que ficarmos assim cabisbaixo e entristecido se o filho de Deus tem um julgo suave? Não há necessidade irmãos de nos entristecermos tanto e se chegarmos a esse ponto devemos sempre nós lembrar que Jesus é o alivio para as nossas cargas.
Até a próxima e permaneça com Deus!

Um comentário:

Ismael Júnior disse...

Viviane, boa noite, tudo bem?

Primeiramente muito obrigado pelo comentário no meu blog, gostaria muito que continuasse. rsrsr
Falar sobre depressão no meio evangélico em muitas igrejas, asim como sexualidade, cultura e política, tem sido um tabú.Acho de uma estupidez tremenda alguns de nossos irmãos que repetem os famosos chavões do tipo: "O crente não tem depressão!", ai como eu detesto isso [rsrsr], pois a depressão é uma doença, só que a doença da alma, que enquanto está somente na questão patológica, deve sim ser tratada por um especialista, lembremo-nos de Elias quando se exilou na caverna e poderemos aprender um pouco sobre o assunto,á luz do cristianismo.

É evidente que existe o estágio da doença que atinge o espiritual, aí são "outros 500", não negligencio isso de maneira alguma, mas que nós mesmo sendo servos de Deus estamos propensos a ter essa doença, isso é fato. Graças á Deus que existem profissionais qualificados para lidar com a questão.

Termino com o seu versículo que vai ao "calcanhar de Aquiles" na questão:

"Lancem sobre ele toda a vossa ansiedade porque Carolina Herrera perfume ele tem cuidado de vocês". (I Pedro 5:7).

Gostei da "Jesuiscidência", os nomes dos nosso blogs, já pecebeu? rsrsrsr


Graça e Paz!


CRISTIANISMO EM FOCO